Buscar
  • Elisa Medeiros Consultoria de Marketing e Design

Como fazer publicidade no Instagram?

Como o crescimento do Instagram, muitas marcas tem buscado essa rede como alternativa para divulgar seus produtos ou serviços. Porém muitas dessas marcas estão tem usado o Instagram ainda de forma amadora. 

Antes de sair por ai publicando qualquer coisa e rezando para ter resultados, é importante elaborar uma estratégia de marketing específica para essa rede social. Planejamento é fundamental para obter bons resultados.

O marketing nas mídias sociais é baseado em relacionamento, isso é, primeiro você cria laços com seus seguidores, para depois apresentar sua proposta comercial.

O Instagram é uma mídia de entretenimento por definição, por isso seu conteúdo ou anúncio será muito mais efetivo se você não interferir na conversa natural da rede, sem ser invasivo.

Desenvolva um conteúdo exclusivo para o Instagram, uma sugestão é analisar o conteúdo de concorrentes nessa plataforma e ver como o público reage a essas publicações. O conteúdo é o grande responsável pelas interações no Instagram, por isso se dedique a criar um bom conteúdo para a sua campanha.

O Instagram é essencialmente visual, sendo assim, procure produzir imagens autorais e inovadoras para que elas se destaquem no meio da multidão, você tem um ou dois segundos para chamar a atenção do seu cliente potencial enquanto ele rola o feed, por isso seja criativo na hora de escolher as imagens que irá usar.

Mesmo que secundário, o texto também merece atenção. Invista um tempo criando textos. Os primeiros 157 caracteres aparecem na íntegra, para ler o resto da legenda o usuário precisa clicar em “mais”, por isso invista em clickbaits chamativos, depois, no restante da legenda é importante ter uma chamada pra ação.

As hashtags tem um papel muito importante no Instagram, por isso tire um tempo para pesquisar as principais hashtags do seu nicho, não use hashtags muito grandes onde seu post não vai conseguir se destacar, nem muito pequenas porque muito poucas pessoas vão ver. Criar uma hashtags para o seu negócio também pode ser interessante.

É muito importante interagir com seu seguidores nessa rede social, não vale só curtir o comentário, esteja preparado para responder perguntas, agradecer elogios e lidar com críticas.

Esteja de olho nas estatísticas que o próprio Instagram oferece, para ter acesso basta ter uma conta comercial, para saber se sua estratégia esta dando certo e fazer os ajustes necessários.

O Instagram permite criar anúncios, usando o gerenciador de anúncios do Facebook ou impulsionar publicações diretamente no aplicativo. Particularmente, considero o impulsionamento de publicações mais efetivo, já que toda a interação realizada na publicação aparece na própria publicação dentro do seu perfil, falando para o algoritmo, o robozinho do Instagram, que seu conteúdo é bom. Diferente dos anúncios que criam um post fantasma que não vai aparecer no seu perfil do Instagram. 

Como você pode ver, criar uma estratégia de marketing para Instagram não é tão difícil, é preciso antes de tudo, saber o que você quer alcançar com sua campanha. Por Priscilla Martins


0 visualização
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn